O que é Front-end, Back-end e Full Stack: características e linguagens

Os segmentos back-end e front-end nada mais são do que áreas voltadas para o desenvolvimento web, e apontam como carreiras promissoras para o futuro, já sendo atualmente alvo de buscas por profissionais no mercado de trabalho. O papel de um web designer mudou drasticamente ao longo dos anos, mas as principais funções do desenvolvimento de sites permanecem as mesmas. No geral, é um tipo de banco de dados valioso quando as necessidades de armazenamento ficam muito altas ou quando há uma demanda imediata por uma rápida distribuição de dados, geralmente em tempo real. Não é de se admirar que as maiores redes sociais e mecanismos de busca como Facebook, Twitter e Google se apoiem fortemente no suporte de bancos de dados NoSQL. Os desenvolvedores também vão além da atualização, pesquisa e exclusão regular de pontos de dados, mantendo e otimizando todo o conjunto de dados. Em geral, um banco de dados SQL é verticalmente escalável, o que significa que você implementa qualquer sistema (como processadores e armazenamento) no desenvolvimento de backend e aproveita quaisquer recursos disponíveis.

  • No desenvolvimento web, chamamos de front-end a parte responsável por aspectos visíveis e interativos de uma página web, da parte de quem o acessa (cliente).
  • Eles podem então usar frameworks como atalhos enquanto também digitam seus códigos personalizados usando a mesma linguagem.
  • Suas principais habilidades são proficiência em JavaScript, CSS e HTML e conhecimento de design na criação de fluxos de usuário visualmente atraentes.
  • Entretanto, esse envio não é feito diretamente do front-end para o banco de dados da rede social.
  • Habilidade em comunicação e trabalho em equipe também são importantes, assim como são para o desenvolvedor back-end.

Empreendedores precisam saber programação?

  • Tudo o que você está vendo na sua tela, neste site, é considerado front-end.
  • Por mais que os trabalhos referentes às adequações de front-end e back-end não fiquem por conta do dono da empresa, apontamos aqui por que ele precisa conhecer cada uma delas mesmo assim.
  • No back-end você vai precisar ter uma boa noção de infraestrutura e entender de segurança para não ter o sistema facilmente hackeado ou liberar informações indesejadas.
  • Para isso, é necessário dominar linguagens de programação como Java, Python, Ruby, entre outras, além de frameworks e tecnologias como Spring, Django e Ruby on Rails.
  • O front-end é a parte do site com a qual você pode ver e interagir diretamente para receber os recursos de back-end do sistema.
  • Agora que você já sabe o que é front-end e back-end, confira também este artigo que escrevemos sobre a importância da união entre marketing e programação.

O app nativo é aquele que é instalado no sistema operacional (Android ou iOS, por exemplo), integrado à memória de armazenamento, com acesso total a recursos internos. Já o CSS é uma linguagem de estilo que ajuda a customizar o HTML e a personalizar visualmente a página. Permite realizar mais funções para tornar o visual mais atraente e dinâmico, de modo a otimizar a apresentação e a experiência. https://temlondrina.com.br/tecnologia/alem-das-linguagens-de-programacao-criatividade-e-exigencia-no-desenvolvimento-web/ Para essas funções, o front envolve o uso de linguagens como HTML, CSS e JavaScript — linguagem mais usada (67,7%) em projetos web, segundo pesquisa de 2020 do Stack Overflow. Essas são duas funções distintas e que merecem atenção específica, com a percepção da diferença entre elas. Em muitos casos, as pessoas se especializam em uma delas e dedicam seus estudos e projetos a essa função.

Performance e Otimização de Banco de Dados MySQL

E imagine se alguém resolve mudar de senha, todos os caixas teriam que atualizar ao mesmo tempo. Por isso existe o que chamamos de servidor, que nada mais é que um computador, ou uma rede de computadores que “servem” uma determinada informação para um computador cliente. Ele é uma camada que não pode ser vista, mas pode interagir com o usuário apresentando algo que pode ser visto. Cada uma dessas linguagens tem as suas diferentes versões, mas todas elas são executadas no computador do próprio usuário do site, por isso são também chamadas de “client-side”. Aquele que trabalha com o desenvolvimento da parte front-end de um sistema pode ser chamado de desenvolvedor ou programador front-end.

Relação com infraestrutura e segurança

Isso inclui formulários de entrada, scripts do lado do cliente e a experiência do usuário em fluxos de trabalho de segurança, como autenticação. O desenvolvimento completo visa criar aplicativos responsivos, eficientes e funcionais. Desenvolvedores de front-end e back-end têm objetivos diferentes para criar o aplicativo final. O front-end é o que seus usuários veem e inclui elementos visuais, como botões, caixas de seleção, gráficos e mensagens de texto. O back-end consiste nos dados e na infraestrutura que fazem sua aplicação funcionar.

  • Por exemplo, se um projeto precisa de uma solução de gerenciamento de banco de dados, a organização deve encontrar um desenvolvedor backend.
  • Todo aplicativo, site ou serviço tecnológico precisa de um desenvolvimento back-end para ter suas requisições tratadas.
  • O JavaScript é uma linguagem de programação que permite adicionar interatividade à página, criando animações, validando formulários, entre outras funcionalidades.

Aplicações mobile usam as mais diferentes linguagens paraconstruir suas interfaces. A Microsoft, por exemplo, utiliza o XAML nas suasaplicações universais, já o React conta com o JSX, que é uma mistura de HTMLcom JS. O PHP é uma linguagem de script do lado do servidor projetada especificamente para desenvolvimento web. Importante frisar que, dentre algumas atribuições técnicas, é nessa parte que é definido como o Além das linguagens de programação, criatividade é exigência no desenvolvimento web servidor irá se comunicar com o banco de dados da aplicação bem como tratar a comunicação do front-end com o servidor utilizado. O hipertexto define o link entre as páginas da web e a linguagem de marcação é usada para definir a documentação de texto dentro da tag que define a estrutura das páginas da web. Ele é usado para projetar a parte do front-end de páginas da web com sua linguagem de marcação e hipertexto.

O que um desenvolvedor full-stack precisa saber?

front-end e back-end diferença

Digamos ainda que front-end é a parte do site que os usuários podem ver e interagir, como a interface gráfica do usuário (GUI) e a linha de comando, incluindo o design, menus de navegação, textos, imagens, vídeos etc. Back-end é justamente o oposto, se refere ao server side, o lado do servidor, e o trabalho dodesenvolvedor back-end é manter API’s e bancos de dados no ar para serem consumidos pelo front-end. Aprenda nesse artigo o que é e qual a diferença entre front-end e back-end e as tecnologias utilizadas em cada área. Além disso, diferentemente das operações de interface, estas são executadas em linguagens entendidas por servidores. Neste artigo, vamos explorar em detalhes a diferença entre Front-End e Back-End no desenvolvimento web.

Desenvolvimento FullStack

Java é uma linguagem de programação orientada a objetos bastante utilizada para desenvolvimento de software em diversas plataformas. Ela foi originalmente desenvolvida pela Sun Microsystems e atualmente é mantida pela Oracle. A área da tecnologia da informação aborda tantas linguagens e nomenclaturas que acaba sendo difícil compreender tudo. No entanto, existem dois desses termos que são populares no setor mas que, mesmo assim, geram dúvidas em relação ao significado e funcionalidade. Continue a leitura para entender qual a diferença entre front-end e back-end.

Related Posts